
Imagine um evento com dezenas de expositoras – todas mulheres, produtos voltados ao consumo consciente e uma rede de sororidade. Este é o Bazar das Manas, feira cultural promovida em prol do empreendedorismo feminino e do empoderamento de mulheres. A quinta edição acontece neste sábado (12), na Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), em Curitiba.
Idealizadora e organizadora do bazar, Amanda Tulio, de 21 anos, explica que a ideia de fazer o evento surgiu depois que ela enfrentou diferentes situações de assédio no trabalho. Ela relata que percebeu então como apoiar profissionalmente mulheres é importante para evitar que outras pessoas passem pelo que ela vivenciou. “Vi como mulheres são desvalorizadas no mercado. Temos que nos unir para enaltecer quem está começando”, enfatiza.

As primeiras expositoras do Bazar das Manas eram membros de um grupo fechado de vendas de roupas no Facebook. O evento, que era para ser apenas um encontro entre as participantes, reuniu centenas de pessoas e tomou uma forma muito maior do que Amanda esperava. “Foi maravilhoso. Comecei a fazer outros bazares e continuaram bombando. As pessoas faziam fila dobrando a esquina para entrar”, relata.
Leia também: Mostra retrata experiências de mulheres no século XX
Neste sábado, quem for até o evento vai encontrar peças e produtos oferecidos diretamente por marcas e produtores locais com preço de até R$ 50. Haverá roupas novas e de brechós, acessórios, artesanato, cosméticos, artes, música, gastronomia, body piercing e flash de tattoo. São esperadas mais de 300 pessoas nesta edição.

Amanda salienta que, mais do que a venda dos produtos, o Bazar das Manas visa a comunicação e o apoio entre mulheres que estão começando a empreender e que, muitas vezes, não fazem parte de grupos específicos. O resultado tem sido gratificante, afirma. “Elas têm vendido bem, vêm contar que o bazar faz bem para elas. Fico feliz de poder conscientizar sobre empoderamento de mulheres e assédio”, define a organizadora.

Serviço
Bazar das Manas
Dia 12 de maio (sábado)
Horário: das 14h30 às 19 horas
Local: Casa do Estudante Universitário (CEU) – Rua Luiz Leão, 01, Centro.
Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.
Faça um comentário