Câncer de mama: Outubro Rosa alerta para autocuidado e exames de rotina

O assunto é sério. Câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo, é tema de diversas campanhas ao longo do mês de outubro. É tempo de chamar atenção sobre a necessidade de autocuidado, prevenção e exames de rotina.

Você sabia que é possível fazer o acompanhamento da saúde da mulher gratuitamente?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em Curitiba, 111 unidades básicas de saúde (UBS’s) oferecem este tipo de atendimento. São as UBS que encaminham a paciente, quando necessário, para exames de mamografia em um dos prestadores de serviço da rede.

Para mulheres com 50 anos ou mais, a mamografia de rotina é feita a cada dois anos. Já quem tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário deve procurar orientação na unidade de saúde para acompanhamento precoce.

Leia também: Tatuadora usa cores para reconstruir autoestima de pessoas que tiveram câncer

Caso haja alguma suspeita no resultado do exame, a paciente é encaminhada para um especialista. Ainda de acordo com a Prefeitura, também não há filas para agendamento de mamografia.

Para tratar o câncer de mama, o SUS oferece cirurgias oncológicas (mastectomia, conservadoras e reconstrução mamária), radioterapia e quimioterapia.

Autoexame

Outra recomendação para diagnóstico em estágios iniciais é a realização periódica do autoexame das mamas, de preferência logo após o período menstrual. Caso alguma alteração seja encontrada, deve-se procurar um profissional de saúde.

Veja abaixo instruções sobre como fazer o autoexame:

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*