Deixa Ela Em Paz promove oficina para mulheres em Curitiba

Intervenção Urbana do coletivo Deixa Ela Em Paz (Foto Maíra Gamarra)

Curitiba receberá pela primeira vez o laboratório criativo de intervenções urbanas do coletivo pernambucano Deixa Ela Em Paz, dedicado ao empoderamento de mulheres no espaço público. Batizada de Circuito de Enfrentamento Urbano – CEU para Mulheres, a iniciativa acontece de 17 a 19 de novembro. Será uma oportunidade para repensar a realidade cotidiana das mulheres e como usar a cidade como plataforma de comunicação – uma ação mais que necessária em um estado onde, a cada duas horas, pelo menos cinco casos de violência física ou moral contra mulher são registrados.

O CEU para Mulheres acontece em dois momentos na capital paranaense. No dia 17, no Veg Veg Empório Vegetariano, às 19h, haverá uma roda de conversa aberta ao público. Já nos dias 18 e 19, serão feitas oficinas em parceria com o grupo Fabulosas. Quinze pessoas foram selecionadas, após inscrição, para participar da formação. Toda programação é gratuita.

Uma das integrantes do coletivo Deixa Ela Em Paz, Manuela Galindo explica que mesmo quem não se inscreveu para as oficinas poderá discutir com o grupo como a arte urbana pode ser usada a favor das mulheres. Haverá orientações baratas e práticas, de acordo com as demandas e contextos das curitibanas. “Vamos propor intervenções pensando em questões enfrentadas em Curitiba, não apenas relacionadas à locomoção e segurança, mas também sobre acesso à educação, ao frequentar espaços públicos”, afirma.

O mapeamento destas necessidades será um dos pontos fortes do primeiro encontro com o coletivo. A partir disso, será elaborada, conjuntamente, uma intervenção que aborde as questões mais sensíveis às mulheres.

 

Coletivo usa diferentes técnicas para estampar ruas com mensagens que traduzam direitos das mulheres (Foto Manuela Galindo)

Pelo Brasil

Ao todo, estão programadas cinco edições do CEU para Mulheres pelo Brasil, uma em cada região do país. Além de Curitiba – a selecionada no Sul, Vitória (ES) também recebeu o circuito no Sudeste.

O projeto do Deixa Ela Em Paz foi financiado coletivamente com a ajuda de mais de 520 pessoas e fez parte do canal Mulheres de Impacto, uma alternativa para incentivar projetos de liderança feminina. A ação foi possibilitada por uma parceria entre o site de financiamento coletivo Benfeitoria, a ONG Think Olga e a ONU Mulheres.

O coletivo, que atua em Recife (PE) desde 2005, traz para o espaço público discursos que muitas mulheres não conseguem expressar. A estratégia é estampar ruas com mensagens que traduzam o direito de se relacionar com a cidade com liberdade e autonomia. A ação está presente no exterior e usa técnicas como stencil, stickers, carimbos, panfletos, ensaios fotográficos e vídeo.

Serviço

Circuito de Enfrentamento Urbano – CEU para Mulheres

Data: 17 de novembro, às 19h no Veg Veg Empório Vegetariano (Rua Visconde de Nacar, 655, Centro, Curitiba)

18 e 19 de novembro, das 9h às 17h, no no Edf. Anita (Rua Cândido Lopes, 304, Centro, Curitiba)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*