Curitiba sedia encontro de pesquisa sobre feminismos e estudos de gênero

II Encontro de Pesquisa por, de, sobre mulheres
Encontro de pesquisa vai abordar temáticas do feminismo e estudos de gênero

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber nos dias 18 e 19 de junho o II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres. Gratuito, o evento segue com inscrições abertas até o dia 21 de maio e tem como objetivo promover trabalhos acadêmicos e profissionais no contexto dos feminismos e estudos de gênero com abordagem interseccional.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Bárbara Mendonça Bertotti, a expectativa é que o II Encontro tenha proporções ainda maiores que a primeira edição, com pesquisadores de vários estados brasileiros. Isso porque a submissão de trabalhos não é exclusiva para mulheres e será proporcionada também maior acessibilidade por meio de intérpretes de Libras.

No ano passado, o evento teve 35 comunicados apresentados por mulheres de cinco estados e 14 instituições de ensino.

Há três modalidades de participação no evento: envio de comunicados científicos, envio de artigos científicos para o I Concurso de Artigos Científicos “Instituto Política por/de/para Mulheres” ou como ouvinte. As inscrições e edital estão disponíveis neste link.

Áreas temáticas

As dez áreas temáticas do encontro são: Participação das Mulheres na Política, Gênero e Representação Política; Políticas Públicas para Mulheres e Políticas Públicas de Gênero; Mulheres, Gênero, Mídia e Comunicação Política; Mulheres, interseccionalidades, história, ciência e linguagem; Mulheres, Gênero, Corpos e Subjetividades nas questões de saúde; Mulheres, Migrações, Acessibilidade e o Direito à Cidade; Mulheres e Direitos Fundamentais: limites e avanços nas teorias e nas práticas políticas; Intersecções Raça/Etnia, Gênero, Classe e Sexualidade: suas múltiplas faces no conhecimento e nas práticas; Avanços, desafios e conflitos contemporâneos dos movimentos e das teorias feministas; Violências mal-ditas: Racismo Institucional, Feminicídios e Trans-Lesbo Homofobias.

Parceria

O II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres é organizado pelo Grupo de Pesquisa Política por/de/para Mulheres, pelo Instituto Política por/de/para Mulheres e pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL). Há também uma parceria com o Departamento de Letras Libras da UFPR, que, por meio de seus intérpretes, fará a tradução de todo o evento para Libras.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*