Curitiba terá acampamento com rock e atitude só para meninas

Banda formada por meninas canta na edição gaúcha do Girls Rock Camp

Existe algo que menina não possa fazer? A resposta é não. Para mostrar isso para a garotada, um grupo de mulheres de Curitiba está colocando a mão na massa para fazer acontecer a primeira edição do Girls Rock Camp na capital. O evento consiste em uma colônia de férias musical e buscará desenvolver autoestima, trabalho em equipe e protagonismo feminino junto às participantes.

São 36 vagas para garotas de 10 a 17 anos. Ao longo de seis dias de acampamento diurno, elas vão conviver como em uma banda composta por guitarristas, baixista, tecladista, vocalista e baterista, com produtora e até empresária. As meninas receberão orientação para tocar os instrumentos, compor uma música e cantar. Ao final do camp, os grupos ainda farão um show. Seis bandas devem ser formadas.

Uma das organizadoras do Girls Rock Camp, a produtora cultural Roberta Cibin observa que, além de aulas de música e ensaios, haverá outras atividades com fundo de protagonismo feminino ao longo do evento. É o caso de aulas de história da mulher na música, aulas sobre como montar a logo da própria banda, fazer um fanzine ou ainda cuidar de seus equipamentos musicais.

“Queremos que as meninas entendam que podem fazer tudo o que quiserem, que não existe ninguém que fale para elas o que podem ou não fazer. Elas podem escolher”, defende Roberta, ao assinalar que as principais funções do camp também são feitas por mulheres. “Queremos mostrar que mulheres são líderes, que podem liderar”.

O Girls Rock Camp é realizado com apoio de voluntárias e doações. Uma campanha online segue aberta para arrecadar fundos para comprar equipamentos cujo valor de aluguel é o mesmo que de compra. A iniciativa foi batizada de “100 Mulheres Unidas” e busca contar com 100 mulheres doando R$ 100, cada uma. As doações podem ser feitas via PayPal, por meio deste link. Também é possível doar instrumentos.

Curitiba é a terceira cidade brasileira a receber o camp. A iniciativa foi criada há 16 anos, nos Estados Unidos, e acontece hoje em vários países. No Brasil, a colônia de férias musical já ocorreu em Sorocaba (SP) e em Porto Alegre (RS).

Serviço

Girls Rock Camp Curitiba

Quando: 15 a 20 de janeiro de 2018 (atividades acontecem das 9h às 17 horas)

Inscrições: 18 de outubro a 1º de novembro de 2017

Valor: R$ 350 (inclui almoço vegano)

Mais informações na página do evento no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*