Exposição reúne mulheres austríacas que fizeram história

Kalliope mulheres na Áustria

Você conhece a contribuição das mulheres austríacas para a sociedade? Uma exposição chamada Kalliope apresenta em Curitiba a história de mulheres da Áustria que foram marcantes para a ciência e a cultura, mas que nem sempre são lembradas. Parte da programação da Semana de Língua Alemã, a iniciativa segue até o dia 22 de maio no Instituto Goethe, em Curitiba.

A exposição procura apresentar um panorama dos últimos 200 anos com biografias de austríacas ilustres – aristocratas, artistas, cientistas, feministas e políticas que fizeram parte da história. Entre estes nomes estão Dona Leopoldina, Ida Pfeiffer e Emilie Flöge.

Os visitantes terão acesso a cadernos com tradução do material no Instituto Goethe.

Português

Também é possível visitar a exposição completa em português na Reitoria da Universidade Federal do Paraná. Até esta sexta-feira (20), o material fica no 10º andar do prédio Dom Pedro I.

O projeto de tradução do material foi coordenado por Ruth Bohunovsky e por Gisele Eberspächer. A tradução dos textos foi realizada por Deborah Raymann, Natan Schãfer, Milena Wandembruck, Amanda Martins, Luiz Abdala, Pedro Schneider e Andriele França. A revisão do material é de Sara Adriana Voltolini, Melissa Scapin Menegola e Bruno Santana.

A exposição conta ainda com a auxílio da Embaixada da Áustria e do Instituto Goethe Curitiba.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*