Curitiba terá lançamento de livro de Marielle Franco

Marielle Franco foi assassinada em março deste ano; crime segue sem respostas (Foto: Reprodução)

Curitiba terá lançamento do livro “UPP: a favela reduzida a três letras – Uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro”, da vereadora e socióloga Marielle Franco (PSOL), morta em março deste ano. A publicação, que é resultado da dissertação de mestrado da ativista em Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF), será lançada em 17 cidades brasileiras e uma colombiana no mesmo dia. A data escolhida é 8 de dezembro. Na capital paranaense, o evento acontecerá na Selvática Ações Artísticas (Rua Nunes Machado, 950), às 19h.

A dissertação de mestrado de Marielle foi concluída em 2014 e a publicação em livro era um sonho da vereadora – desejo que, após a morte dela, se tornou realidade através do empenho de Mônica Benício, companheira da vereadora, e de Anielle Franco, irmã de Marielle. A obra foi editada pela n1-Edições e tem prefácio assinado por Frei Betto.

Mais informações sobre o evento em Curitiba podem ser obtidas neste link.

Execução

Criada na favela da Maré, Marielle tinha 38 anos quando foi assassinada a tiros, com o motorista Anderson Gomes, em uma execução no Rio de Janeiro. Eles voltavam de uma reunião na região da Lapa.

Marielle havia sido eleita com 45 mil votos – a quinta maior votação para vereadora nas eleições de 2016. Seguia no primeiro mandato como parlamentar e havia assumido a relatoria da Comissão da Câmara de Vereadores do Rio criada para acompanhar a intervenção federal na segurança pública do Rio. Ela vinha se posicionando publicamente contra a medida.

A parlamentar também chegou a denunciar, em suas redes sociais, no fim de semana anterior à sua morte, uma ação de policiais militares na favela do Acari. Passados mais de 8 meses da execução, os autores do crime ainda não foram identificados pelas autoridades policiais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*