
Duas iniciativas que apoiam mães na área da Educação vão abrir, no próximo dia 1º de agosto, inscrições para interessadas em participar, seja colaborando ou recebendo apoio. Uma das ações é o projeto Mães no Enem, que recruta babás voluntárias para ficar com filhos de inscritas no exame nacional. A outra ação é o Mães na Universidade. O projeto busca ajudar mulheres que já são mães e ingressam em instituições de ensino superior.
A idealizadora das propostas, a jornalista Fernanda Vicente, de Santos (SP), explica que a adesão às iniciativas é grande. Hoje, os projetos estão em 21 estados, incluindo o Paraná, mais o Distrito Federal. Somente no Mães no Enem, são atendidas em média de 10 a 15 mulheres por mês. Elas recebem desde orientação psicológica e pedagógica a apoio para estudar para vestibulares e outros processos seletivos. No Enem de 2016, a ação teve mais de 200 mulheres, de vários estados, cadastradas para ficar com filhos de inscritas durante os dias de prova.

Foi desenvolvendo esse projeto que Fernanda observou que a ajuda era importante, mas que ainda era preciso ir além do apoio para o ingresso destas mulheres na universidade. “Percebemos o quanto são necessárias e urgentes redes de apoio para mulheres que são mães, em especial as mães solo, periféricas e de baixa renda, que não contam com auxílio da família e são negligenciadas pelo poder público”, explica.
O respaldo para levar adiante e concluir a graduação também demanda apoio de voluntárias cadastradas, que são livres para escolher o que vão ofertar. Isso inclui, por exemplo, aulas de idioma, empréstimo de livros, carona solidária, ajuda com cópias, encadernação e papelaria, aulas particulares online e, também, ajuda com as crianças das estudantes, para que essas mães consigam frequentar as aulas.
Campanha
Apesar de serem projetos distintos, o Mães no Enem e o Mães na Universidade se complementam. Tanto que a rede de mulheres voluntárias decidiu colocar em prática uma campanha que beneficia os dois públicos atendidos. Passaram a arrecadar em todo o país notebooks e tablets para mães que precisam dos equipamentos para estudar ou fazer pesquisas e trabalhos acadêmicos, mas que não têm condições de custear os aparelhos.
A logística das doações é simples: a pessoa que tiver um notebook em bom estado, que já não está sendo mais usado, entra em contato com o projeto. Os dados dela de contato – nome, estado e cidade – vão para uma lista de doações. A mãe que necessita de um notebook, por sua vez, coloca seus dados numa lista de interessadas e aguarda o contato da organização da campanha. O projeto faz a aproximação entre as partes para que o notebook chegue até a mãe solicitante.
As mães contempladas pela campanha ainda contam com assistência técnica gratuita fornecida pela InfoPreta, parceira da campanha e especializada em atender mulheres de baixa renda, mães solo e estudantes periféricas.
Inscrições
As pessoas interessadas em doar um equipamento ou mães que necessitem dessa ajuda podem entrar em contato através do e-mail: maesnoenem@gmail.com. As interessadas em se inscrever para colaborar com os projetos ou para receber apoio também podem enviar e-mail ou entrar na página do Mães no Enem e Mães na Universidade, o www.facebook.com/maesenem.
Neste ano, a prova do Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.
Faça um comentário