Mães no Enem e na Universidade: projetos que apoiam mulheres abrem inscrições

Duas iniciativas que apoiam mães na área da Educação vão abrir, no próximo dia 1º de agosto, inscrições para interessadas em participar, seja colaborando ou recebendo apoio. Uma das ações é o projeto Mães no Enem, que recruta babás voluntárias para ficar com filhos de inscritas no exame nacional. A outra ação é o Mães na Universidade. O projeto busca ajudar mulheres que já são mães e ingressam em instituições de ensino superior.

A idealizadora das propostas, a jornalista Fernanda Vicente, de Santos (SP), explica que a adesão às iniciativas é grande. Hoje, os projetos estão em 21 estados, incluindo o Paraná, mais o Distrito Federal. Somente no Mães no Enem, são atendidas em média de 10 a 15 mulheres por mês. Elas recebem desde orientação psicológica e pedagógica a apoio para estudar para vestibulares e outros processos seletivos. No Enem de 2016, a ação teve mais de 200 mulheres, de vários estados, cadastradas para ficar com filhos de inscritas durante os dias de prova.

Página dos projetos no Facebook (Reprodução)

Foi desenvolvendo esse projeto que Fernanda observou que a ajuda era importante, mas que ainda era preciso ir além do apoio para o ingresso destas mulheres na universidade. “Percebemos o quanto são necessárias e urgentes redes de apoio para mulheres que são mães, em especial as mães solo, periféricas e de baixa renda, que não contam com auxílio da família e são negligenciadas pelo poder público”, explica.

O respaldo para levar adiante e concluir a graduação também demanda apoio de voluntárias cadastradas, que são livres para escolher o que vão ofertar. Isso inclui, por exemplo, aulas de idioma, empréstimo de livros, carona solidária, ajuda com cópias, encadernação e papelaria, aulas particulares online e, também, ajuda com as crianças das estudantes, para que essas mães consigam frequentar as aulas.

Campanha

Apesar de serem projetos distintos, o Mães no Enem e o Mães na Universidade se complementam. Tanto que a rede de mulheres voluntárias decidiu colocar em prática uma campanha que beneficia os dois públicos atendidos. Passaram a arrecadar em todo o país notebooks e tablets para mães que precisam dos equipamentos para estudar ou fazer pesquisas e trabalhos acadêmicos, mas que não têm condições de custear os aparelhos.

A logística das doações é simples: a pessoa que tiver um notebook em bom estado, que já não está sendo mais usado, entra em contato com o projeto. Os dados dela de contato – nome, estado e cidade – vão para uma lista de doações. A mãe que necessita de um notebook, por sua vez, coloca seus dados numa lista de interessadas e aguarda o contato da organização da campanha. O projeto faz a aproximação entre as partes para que o notebook chegue até a mãe solicitante.

As mães contempladas pela campanha ainda contam com assistência técnica gratuita fornecida pela InfoPreta, parceira da campanha e especializada em atender mulheres de baixa renda, mães solo e estudantes periféricas.

Inscrições

As pessoas interessadas em doar um equipamento ou mães que necessitem dessa ajuda podem entrar em contato através do e-mail: maesnoenem@gmail.com. As interessadas em se inscrever para colaborar com os projetos ou para receber apoio também podem enviar e-mail ou entrar na página do Mães no Enem e Mães na Universidade, o www.facebook.com/maesenem.

Neste ano, a prova do Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*