Mães promovem Hora do Mamaço em museu de Curitiba

No Paraná, amamentação em locais abertos e fechados, o que inclui estabelecimentos, é garantida por lei (Foto: Pixabay)

Apesar de impedimentos e constrangimentos a que mulheres são submetidas, amamentar no Brasil precisa ser compreendido como um caso de saúde pública. É o que querem alertar mães de Curitiba durante a Hora do Mamaço deste ano. Prevista para acontecer na tarde do próximo dia 4 de agosto (sábado), no Parcão do Museu Oscar Niemeyer (MON), a ação faz parte da 26º Semana Mundial do Aleitamento Materno. O objetivo é engajar a comunidade sobre a temática da amamentação e a importância de que isso ocorra sem repressões. O evento deve ocorrer simultaneamente em outras cidades do país.

No ano passado, cerca de 200 pessoas, entre mulheres com bebês, pais, parceiros e amigos, participaram do Mamaço feito no Jardim Botânico. “Neste ano, esperamos um alcance ainda maior”, comenta a enfermeira Maria Caroline Waldrigues, uma das organizadoras do evento na capital.

O lema da ação em 2018, “Amamentação – Base da vida”, se fundamenta no fato do leite materno ser o melhor alimento para bebês, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão estima que a amamentação de todos os bebês nos primeiros dois anos possa salvar a vida de mais de 820 mil crianças menores de cinco anos de idade todos os anos.

Leia também: Curitibana percorre sozinha Caminho de Santiago de Compostela

Para se ter uma ideia, receber leite materno nas primeiras horas de vida é capaz de proteger o recém-nascido contra uma série de infecções. Mais tarde, a amamentação também pode contribuir para a melhora do quociente de inteligência (QI), desempenho e frequência escolar da criança.

Para a saúde das mães, um dos benefícios do aleitamento é a prevenção do câncer de mama.

Garantia na lei

O direito à saúde e à alimentação da criança está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Constituição Federal e em outros dispositivos legais. É o caso da lei estadual 18.536/2015, que garante que mães podem amamentar em qualquer ambiente – aberto ou fechado – no Paraná. Com isso, todo estabelecimento deve permitir que o ato ocorra.

O descumprimento da legislação pode acarretar em multa, conforme o Código do Consumidor.

Serviço

Hora do Mamaço 2018

Dia: 4 de agosto

Horário: das 14h às 18h

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Mais informações na página do evento.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*