Pedagoga aborda medo de fazer prova em livro infantil

Vanessa Tavares é autora do livro Zeca não tem medo de prova (Foto: Divulgação)

Você já sentiu medo antes de fazer uma prova? Difícil encontrar quem nunca tenha passado por isso, não é mesmo? Depois de ouvir muitos depoimentos de professores sobre avaliação com estudantes, a pedagoga e escritora Vanessa Tavares, de Curitiba, decidiu abordar o tema no livro “Zeca não tem medo de prova”, lançado recentemente pela editora Inverso.

Idealizada a partir de reflexões durante o mestrado de Vanessa, em Educação, a obra conta a história de um menino que é apaixonado pela escola que frequenta, mas que se sente apreensivo toda a vez que chega a hora de fazer provas. O resultado, diante disso, não é nada bom: a criança esquece tudo que havia aprendido e sempre vai mal. A cada prova, o ciclo se repete. A situação só muda quando uma professora o encoraja. Ela mostra que a prova não serve para reprovar Zeca ou lhe atribuir notas, mas para medir o que ele aprendeu até ali.

É neste contexto que Vanessa levanta a discussão sobre a postura de pais e professores diante das avaliações escolares, em especial as primeiras na vida do aluno. “É preciso pensar várias questões, como métodos avaliativos que não sejam apenas provas, mas que envolvam também música, teatro. Avaliação é o tempo todo. Às vezes, a gente cobra o filho porque ele não vai bem, mas o que está por trás é um nervosismo ou um único método de avaliação escolhido pelo professor”, comenta a autora.

Vanessa observa que avaliação serve para que os educadores vejam o que foi absorvido pela criança e, a partir disso, tomarem uma decisão. “O educador deve olhar para si, para sua prática, e repensar o que pode fazer para que aquele aluno tenha um desempenho melhor”, pontua a pedagoga.

Além de ilustrações que mostram cada etapa deste processo, numa estética bastante pedagógica, “Zeca não tem medo de prova” traz dicas para que professores e pais tenham uma relação mais empática com os pequenos.

Se você tem filhos, esta também pode ser uma boa leitura para se fazer com as crianças.

Serviço

Zeca não tem medo de prova

Autora: Vanessa Tavares

Editora Inverso

Ano: 2017

Mais informações sobre a obra aqui.

8 Comentários

  1. De fato, o Zeca veio pra mudar as vida das crianças. Ele nos faz olhar para a prova, ou as provas, de uma outra maneira. O Zeca é uma obra lúdica, mas que aborda de uma maneira divertida, o medo que nao só as crianças sentem diante das provas, mas que nós, adultos temos, muitas vezes. Ele nos ensina, de uma forma singela a supurarmos certos traumas, causados na infância.
    Uma excelente obra de uma excelente autora e expert no assunto. Obrigada Vanessa Tavares, o Zeca é um sucesso.

  2. De fato, o Zeca veio pra mudar as vida das crianças. Ele nos faz olhar para a prova, ou as provas, de uma outra maneira. O Zeca é uma obra lúdica, mas que aborda de uma maneira divertida, o medo que nao só as crianças sentem diante das provas, mas que nós, adultos temos, muitas vezes. Ele nos ensina, de uma forma singela a supurarmos certos traumas, causados na infância.
    Uma excelente obra de uma excelente autora e expert no assunto. Obrigada Vanessa Tavares, o Zeca é um sucesso.

  3. Querida Antoniele, a matéria ficou linda e cheia de detalhes que destacam bem a essência de Zeca.
    Que a obra ajude muitas Marias e muitos Zecas💎
    Conte sempre comigo 😘

  4. Querida Antoniele, a matéria ficou linda e cheia de detalhes que destacam bem a essência de Zeca.
    Que a obra ajude muitas Marias e muitos Zecas💎
    Conte sempre comigo 😘

  5. Um texto de grande reflexão e um assunto pouco falado, mas de grande importância. Eu e meus alunos fizemos a atividade proposta pela autora!Foi um sucesso para a aprendizagem!

  6. Um texto de grande reflexão e um assunto pouco falado, mas de grande importância. Eu e meus alunos fizemos a atividade proposta pela autora!Foi um sucesso para a aprendizagem!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*