Mulheres criam mapa de talentos femininos na comunicação

More Grls
Plataforma reúne perfis e portfólios de mulheres que atuam com Comunicação (Foto: MORE GRLS)

Um mapa de talentos criativos femininos. Assim pode ser chamada a MORE GRLS, uma iniciativa lançada recentemente por mulheres que atuam com comunicação. Elas perceberam o quanto mulheres ainda estão pouco presentes em áreas como publicidade, conteúdo, ilustração e design e desenvolveram uma plataforma para tentar mudar isso. A ideia é justamente sair dos 20% de participação na área para os 50%, conforme aponta a campanha.

Para colocar isso em prática, o MORE GRLS reúne perfis e portfólios de mulheres de todos os cantos do Brasil. Essas profissionais podem se conectar, através do site, com novos empregadores do mercado criativo. As empresas interessadas podem buscar colaboradoras por habilidade, área de atuação e nível de experiência. Já as criativas, podem se cadastrar pelo www. moregrls.com.br/cadastro.

Representação real

Um dos problemas da desigualdade de gênero dentro de equipes de criação na comunicação é a representação cheia de estereótipos. É o caso da mulher que pertence à “família margarina” e da “gostosa da cerveja”.

Não é à toa, aponta a plataforma, a maioria das mulheres não se sente representada nestes tipos de propaganda. Elas formam, no entanto, 85% do poder de compra.

Mas como reverter isso se elas não participam da criação destas peças?

É neste ponto que a MORE GRLS propõe que vozes femininas sejam ouvidas nos processos criativos, a fim de mostrar representações de mulheres reais.

Metas

A campanha também propôs metas a serem alcançadas por empresas até 2020. Os recrutadores devem ter sempre o mesmo número de candidatos homens e mulheres em processos seletivos. No caso da imprensa, ao menos uma mulher deve ser entrevistada por matéria ou edição. Já as agências de comunicação devem assumir o compromisso de ter metade de seu quadro de colaboradores composto por mulheres.

O MORE GRLS não tem fins lucrativos. Todos os recursos arrecadados são utilizados para melhorias na plataforma e divulgação do projeto. Para ajudar a patrocinar a plataforma, entre em contato pelo e-mail contato@moregrls.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*