Nós, Madalenas: projeto fotográfico debate padronização da mulher

Série fotográfica traz mulheres de forma natural e artística (Foto: Divulgação)

Você já ouviu falar no projeto Nós, Madalenas – Uma palavra pelo feminismo? Criada pela fotógrafa Maria Ribeiro, premiada pela ONU Mulheres, a iniciativa busca tirar a mulher de uma posição de objeto e a levar para um lugar de protagonismo e autonomia sobre seu próprio corpo e narrativa.

Trata-se de uma série fotográfica que traz mulheres de todos os corpos, idades e contextos de forma natural e artística, sem manipulação por softwares de edição. Cada mulher traz em seu corpo uma palavra escolhida estampada com batom. A ideia é nomear, através destas palavras, o que o feminismo significa na vida de cada uma das fotografadas.

Leia também: Fotógrafa registra nascimento de bebês em maternidade pública

Livro e premiação

O projeto foi idealizado e fotografado de 2013 até 2015 e repercutiu tanto nas redes sociais que se tornou livro no ano seguinte. A publicação foi fruto de um financiamento coletivo. Além das fotografias, o livro trouxe um depoimento em primeira pessoa de cada uma das participantes.

Fotógrafa Maria Ribeiro: iniciativa foi premiada pela ONU (Foto: Divulgação)

Em 2016, Maria Ribeiro, que é de Belo Horizonte (MG), foi premiada pela ONU Mulheres em Nova York, com o Prêmio Ivone Herberts, concedido pela excelência e relevância do projeto para o empoderamento feminino. O projeto já rodou as principais capitais e cidades do Brasil.

Se interessou? É possível conferir imagens do projeto nas redes sociais do Nós, Madalenas e na página da fotógrafa, no www.mariaribeiro.me.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*