Olha Elas: festival reúne trabalhos e ideias de mulheres em Curitiba

Ideias, ações e trabalhos protagonizados por mulheres fazem parte de um festival que acontece de 16 a 20 de agosto em Curitiba. É o Festival Olha Elas, encabeçado pelo coletivo homônimo. Serão cinco dias de oficinas, bate-papo, comidinhas e bazares na Casanita, Segundo Andar do Edifício Anita, Aldeia Coworking e Veg Veg – Empório Vegetariano.

A iniciativa surgiu de um encontro entre amigas, que conversavam sobre o que é ser mulher nos dias de hoje. Elas perceberam o quanto mulheres são criadas para serem olhadas, o quanto o mundo repete que esse é o papel que lhes cabe e o quanto sentem que isso as limita. Foi o primeiro passo para que o grupo se organizasse, formasse o coletivo e formatasse o evento. “Já que seremos sempre alvo de olhares, escolhemos olharem nossos trabalhos, nossas ideias e ações”, explica o coletivo Olha Elas.

A proposta é que o público aproveite o festival para conversar, meditar, aprender, tatuar, tricotar e até plantar. Haverá desde debate sobre relacionamentos abusivos a workshop de coquetéis, hortinhas caseiras, fotografia, modelagem e costura e até de cultura da cerveja artesanal.

A participação no festival é aberta a todos. Dez por cento do valor arrecadado com as inscrições serão destinados ao Deixa ela em paz, um coletivo feminista de intervenção urbana. O Deixa ela em paz acredita na arte e no ativismo para transformar a realidade cotidiana das mulheres e suas vivências na cidade. Além de oficinas em escolas e ações de conscientização no espaço público, o coletivo envia cartas escritas por mulheres de várias cidades do Brasil em apoio a vítimas de violência sexual.

A programação e inscrições podem ser conferidas na página do evento no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*