Universidade oferece curso gratuito de formação política para mulheres

Primeira edição do Curso de Iniciação à Formação Política, realizada em 2017, em Curitiba. (Foto: Samira Chami Neves)

Curitiba terá mais uma edição do Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres. A capacitação é organizada pelo grupo de pesquisa Política Por.De.Para Mulheres, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). As atividades começam a partir do dia 7 de março. Com o a incorporação de novos conteúdos e oficinais, a ideia é fazer com que as alunas se sintam preparadas para participar da esfera política como candidatas, dirigentes partidárias e cidadãs ativas.

Foram selecionadas 80 alunas de 400 pré-inscritas. Elas farão todo o curso, composto por módulos e oficinas. Serão abordados conteúdos de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Parlamentar e Políticas Públicas.

Os módulos, que acontecerão às quartas-feiras, às 19 horas, também serão abertos a mulheres da comunidade. As interessadas devem se dirigir à sala 200 do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.

Palestra inaugural

As professoras Eneida Desiree Salgado, coordenadora geral do grupo; Margarete Coelho, vice-governadora do Piauí; Luciana Panke, professora do Departamento de Comunicação e atual Superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR; e Marilena Winter, secretária geral da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, serão responsáveis pela palestra inaugural do curso.
Interessados em assistir à palestra devem se inscrever neste link.

O evento acontecerá às 19h no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas. Haverá ainda a apresentação da roda de samba Maria Navalha e uma exposição de arte feminista de Caroline Lemes. Em seguida, haverá os lançamentos do livro resultado do I Encontro de Política para Mulheres e do Instituto Política Para.Por.De.Para Mulheres.

O instituto é consequência dos projetos desenvolvidos pelo grupo e do projeto acadêmico iniciado pela professora Eneida Desiree Salgado. A partir disso, o grupo se tornou uma associação com personalidade jurídica e composta pelas diretoras Ana Viana, Leticia Kreuz, Barbara Mendonça, Tailaine Costa e Renata Caleffi. O escopo é a inserção da mulher na política, com a finalidade de diminuição da grande distinção que há entre homens e mulheres nessa área.

10 Comentários

    • Olá, Cleonice! Obrigada pelo contato.
      Por enquanto, sabemos apenas da edição em Curitiba. Você pode tentar mais informações a respeito com o grupo de pesquisa que promove a iniciativa. Chama-se Política Por.De.Para Mulheres (elas tem página no Facebook).

    • Olá, Cleonice! Obrigada pelo contato.
      Por enquanto, sabemos apenas da edição em Curitiba. Você pode tentar mais informações a respeito com o grupo de pesquisa que promove a iniciativa. Chama-se Política Por.De.Para Mulheres (elas tem página no Facebook).

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*