Pré-Pós: UFPR oferta curso de preparação para mestrado e doutorado

Gostaria de fazer mestrado ou doutorado? A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abriram inscrições para duas turmas do Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós (Pré-Pós). A ação busca preparar grupos com baixa representatividade na pós-graduação para a seleção em cursos scricto sensu. Devido à pandemia, a oferta será totalmente através de plataforma digital. As aulas acontecem de setembro a dezembro de 2020.

A formação tem como prioridade mulheres negras, mas também se destina a indígenas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência, ativistas LGBT e migrantes humanitários. Das 80 vagas disponíveis nas duas turmas, 20 serão voltadas exclusivamente para moradores do litoral do Paraná. Mesmo com reserva de vagas para pessoas da UFPR e do Paraná, também poderão se candidatar inscritos de outros estados brasileiros.

Leia também: edital oferece bolsas de MBA para mulheres negras

O conteúdo programático do curso traz leitura e produção de textos acadêmicos em língua portuguesa, leitura de textos acadêmicos em língua estrangeira, metodologias de pesquisa e escrita científica, e orientações direcionadas à construção do projeto de pesquisa.

A primeira oferta do Pré-Pós ocorreu em 2013, com turmas presenciais em 2013, 2014, 2017 e 2019. Neste ano, já há uma turma em andamento, com formação que iniciou em junho e segue até outubro, também em meio 100% digital.

Se interessou? Acesse a página da SIPAD para saber mais. As inscrições seguem até 20 de agosto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*