Sobrevivente do Holocausto e amiga de Anne Frank ministra palestra em Curitiba

Foto de Nanette tirada na época em que ela estudou com Anne Frank. Amiga morreu em um campo de concentração (Foto: Reprodução)

Conhecida por ter sido a última amiga da escritora judia Anne Frank, morta em um campo de concentração, a sobrevivente do Holocausto Nanette Blitz Konig ministrará uma palestra em Curitiba, no próximo dia 19 de junho. A atividade faz parte do projeto “Aprendendo a Conviver”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que capacita professores da rede básica sobre o enfrentamento de situações de bullying e violência no ambiente escolar.

Nanette Blitz Konig é radicada em São Paulo desde 1950. Ela demorou para se sentir segura para contar o que passou no campo de concentração alemão de Bergen-Belsen – para onde Anne Frank também foi enviada e acabou morrendo de tifo. Somente em 2015, 70 anos depois dos horrores que viveu, a holandesa publicou suas memorias no livro “Eu sobrevivi ao Holocausto”.

Livro Eu sobrevivi ao Holocausto, de Nanette Blitz Konig, foi lançado em 2015

De acordo com o coordenador do projeto que trará a escritora, o professor Josafá Cunha, o encontro proporcionará uma oportunidade de aprendizado sobre o extermínio de judeus e outras vítimas do Holocausto. A programação é voltada para professores do projeto e para a comunidade paranaense. “É preciso ensinar sobre o Holocausto para manter a vigilância em defesa dos direitos humanos”, destaca Josafá.

A programação começa às 19h, no Teatro da Reitoria. As inscrições já estão esgotadas, mas haverá transmissão ao vivo pela UFPR TV. O evento recebe o apoio do Museu do Holocausto.

Mais informações no site www.ufpr.br/portalufpr.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*