
Conhecida por ter sido a última amiga da escritora judia Anne Frank, morta em um campo de concentração, a sobrevivente do Holocausto Nanette Blitz Konig ministrará uma palestra em Curitiba, no próximo dia 19 de junho. A atividade faz parte do projeto “Aprendendo a Conviver”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que capacita professores da rede básica sobre o enfrentamento de situações de bullying e violência no ambiente escolar.
Nanette Blitz Konig é radicada em São Paulo desde 1950. Ela demorou para se sentir segura para contar o que passou no campo de concentração alemão de Bergen-Belsen – para onde Anne Frank também foi enviada e acabou morrendo de tifo. Somente em 2015, 70 anos depois dos horrores que viveu, a holandesa publicou suas memorias no livro “Eu sobrevivi ao Holocausto”.

De acordo com o coordenador do projeto que trará a escritora, o professor Josafá Cunha, o encontro proporcionará uma oportunidade de aprendizado sobre o extermínio de judeus e outras vítimas do Holocausto. A programação é voltada para professores do projeto e para a comunidade paranaense. “É preciso ensinar sobre o Holocausto para manter a vigilância em defesa dos direitos humanos”, destaca Josafá.
A programação começa às 19h, no Teatro da Reitoria. As inscrições já estão esgotadas, mas haverá transmissão ao vivo pela UFPR TV. O evento recebe o apoio do Museu do Holocausto.
Mais informações no site www.ufpr.br/portalufpr.
Faça um comentário