Tô Passada: curso ajuda estudantes LGBTI a passarem no vestibular

Cursinho Tô Passada: oportunidade de educação gratuita e emancipadora para população LGBTI (Foto: Divulgação)

Escolas nem sempre são um ambiente acolhedor para a população LGBTI. Em pleno século XXI, preconceito e a violência ainda ameaçam a permanência deste público nestes espaços. Foi de olho neste cenário que a ONG Transgrupo Marcela Prado, de Curitiba, criou o “Tô Passada”. Trata-se de curso preparatório popular e gratuito de educação emancipadora, destinado a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e intersexuais.

O “Tô Passada” existe há três anos. A proposta do projeto é preparar o público atendido para o ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior, através de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são 30 vagas. Neste ano, as aulas começam na próxima terça-feira (3).

“Atendemos qualquer pessoa, mas nosso foco principal são as pessoas LGBTI porque elas ainda sofrem abusos no meio social, são impedidas de terminar seus estudos. Elas enfrentam uma maior vulnerabilidade social, não conseguem espaço no mercado por não terem qualificação”, comenta Maíra Godoy, psicopedagoga que atua como uma das coordenadoras do “Tô Passada”.

Ela explica que o cursinho é baseado no método do educador Paulo Freire, com aulas dinâmicas e dois profissionais em sala, por disciplina. As aulas acontecem às terças, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21 horas, na Rua Desembargador Westphalen, número 15, sala 706, Centro. Todos os professores são voluntários.

Curso preparatório tem 193 horas de atividades ao todo (Foto: Divulgação)

Aprovações

Desde que o projeto foi criado, mais de 60 pessoas já passaram pelo cursinho. Em 2016, primeiro ano da iniciativa, houve 100% de aprovação na prova do Enem e vestibulares, como os da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). “Isso nos mostra que quando há oportunidades isso é possível”, pontua Maíra.

O curso conta com a parceria da Faculdade Dom Bosco e da Universidade Tuiuti, por meio de estagiários que atuam no projeto.

Informações sobre como participar ou colaborar com o “Tô Passada” podem ser obtidas na página do projeto no Facebook ou pelo e-mail topassada@transgrupo.org.br.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*